Novalfem, Universo Feminino (Brasil)

Espetáculo que explora temas do Universo Feminino

Completando 18 anos de sucesso no Brasil, o espetáculo Os Monólogos da Vagina acontecerá em Cuiabá em agosto, no Teatro da UFMT, com temas atuais como violência contra a mulher, menstruação, parto e outros, que ainda são consideradas pautas polêmicas.

Escrita por Eve Ensler (1996), a peça tem concepção original e adaptação do ator e diretor Miguel Falabella. No elenco, estão Cacau Melo, Maximiliana Reis e Sônia Ferreira.

Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou-se fenômeno mundial. Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora Eve Ensler em todo o mundo abordam de maneira extremamente bem-humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade.

Muito mais que um espetáculo teatral, Os Monólogos da Vagina tornou-se um Movimento Mundial. Segundo Charles Isherwood, do The New York Times, “provavelmente a mais importante obra de teatro político da última década”.

Eve, além de escritora é ativista americana, e o texto do espetáculo segundo ela seria uma forma de “celebrar a vagina”, mas o propósito do espetáculo transformou-se de uma simples performance comemorativa sobre vaginas e feminilidade em um enorme movimento mundial para acabar com a violência contra as mulheres. A primeira temporada do espetáculo foi no teatro HERE Arts Center em Nova Iorque, e o que era para ter sido uma curtíssima temporada transformou-se rapidamente em um fenômeno ganhando extraordinária visibilidade através de uma enorme campanha popular e mídia espontânea. O espetáculo, desde então, tornou-se fenômeno mundial, sendo inclusive apresentado em países Islâmicos, considerados muito fechados para tal contexto, incluindo Egito, Indonésia, Bangladesh, Malásia e Paquistão. O texto ganhou em Nova Iorque o prêmio “Obie Award”, na categoria Melhor Espetáculo Inédito, e em apresentações beneficentes já teve em seu cast estrelas hollywoodianas, como Jane Fonda, Susan Sarandon, Glenn Close, Melissa Etheridge, Whoopi Goldberg e até Oprah Winfrey.

FONTE: O LIVRE/ TEATRO GAZETA

Deixe um comentário