Analgésico, Benchmark/Analgésico

Dr. Google – Campanha contra o autodiagnóstico

Desafio: Na Romênia, 73% das pessoas auto-diagnosticam seus problemas médicos usando a internet, segundo a agência McCann Romania.

A Regina Maria , uma organização de saúde privada romena, queria aumentar a conscientização sobre as consequências do uso da Internet para se auto-diagnosticar e medicar, enquanto oferecia seus próprios serviços médicos profissionais como uma alternativa melhor.

Solução: Regina Maria (organização de saúde privada romena) e McCann A Romênia decidiu colocar o Google Search contra o mesmo teste que os estudantes de medicina precisavam passar para se qualificar como médicos.

Em parceria com a Vice Media , Regina Maria (organização de saúde privada romena) lançou o Exame de Residência na Internet no mesmo dia do exame médico nacional do país. O jornalista Mihai Popescu recebeu as mesmas restrições de teste e tempo que os estudantes de medicina, mas tinha o Google à sua disposição, o que resultou na classificação de apenas 36 respostas corretas em 200 possíveis.

Regina Maria (organização de saúde privada romena) também fez o teste público para o resto do país para se colocar online. Aqueles que não passaram receberam um certificado de insucesso que poderia ser usado como um voucher nas clínicas de Regina Maria.

Para promover o Exame de Residência na Internet, Regina Maria (organização de saúde privada romena) criou anúncios do Google com base nos sintomas mais comuns que as pessoas pesquisavam online e incentivou as pessoas a consultarem um médico de verdade.

Combater a desinformação e o excesso de confiança: Embora a questão das pessoas que buscam orientação da Dr Internet sobre o profissional médico seja global, de acordo com o vice-jornalista Mihai Popescu, esse é um problema particularmente grave na Romênia. Ele cita uma pesquisa que descobriu que três quartos dos romenos tomam medicamentos sem consultar médicos e as pessoas no país tomam o dobro das pílulas prescritas que a média da UE. Não visitar o médico pode ter consequências sérias além da medicação excessiva e do diagnóstico incorreto, mas também significa que as condições não são diagnosticadas em primeiro lugar. Popescu relata que um quarto das romenas nunca vão ao ginecologista, embora o país tenha uma das taxas mais altas de câncer do colo do útero na Europa.

Não só é gratuito para o Google a resposta para o seu problema médico, mas também é uma maneira imediata de obter informações. Para mudar as atitudes das pessoas, Regina Maria (organização de saúde privada romena) teve que lidar com o ” excesso de autoconfiança “, que o psicólogo Daniel Kahneman chamou de “o mais significativo dos vieses cognitivos”. Isso explica por que as pessoas pensam que são melhores em certas tarefas do que elas, por exemplo, porque em um estudo bem conhecido de 1981, mais de 90% dos motoristas se consideravam acima da média. E neste caso, porque as pessoas pensam que são especialistas em diagnosticar doenças médicas.

Para encorajar as pessoas a procurar o conselho de verdadeiros médicos pela internet, Regina Maria (organização de saúde privada romena) teve que fornecer provas empíricas demonstrando que elas não eram tão boas quanto pensavam que eram. É por isso que o conceito do Exame de Residência na Internet é tão inteligente que oferece uma comparação direta entre a especialidade dos médicos e a falta de conhecimento médico do público, mesmo quando eles têm a ajuda da Internet. Ao formulá-lo como um desafio, é também uma maneira divertida de abordar um problema sério. A parceria com a Vice também cria conteúdo adicional que é ao mesmo tempo divertido e informativo.

Regina Maria (organização de saúde privada romena) não está apenas divulgando uma mensagem sobre a imprecisão das informações médicas on-line, mas também incentivando as pessoas a procurar aconselhamento profissional em suas clínicas. Os anúncios on-line que segmentam pessoas que pesquisam on-line por respostas a seus problemas médicos ajudaram a organização a alcançar as pessoas em um momento em que um médico poderia ajudá-las. E o vale que Regina Maria (organização de saúde privada romena) distribuiu depois que eles inevitavelmente falharam no exame médico deu às pessoas uma solução médica alternativa para pesquisar seus sintomas.

Fonte: Contagious

Estudos e Pesquisas/Novalfem, Novalfem, Saúde feminina

Exercícios físicos podem aliviar dores da menstruação, segundo estudo

Uma nova pesquisa indica que exercícios regulares (com exceção dos momentos de crise) podem ajudar a devolver qualidade de vida a quem sofre mês a mês.

O trabalho, feito na Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, é o primeiro estudo controlado randomizado a avaliar o efeito da atividade física em diversos campos afetados pelo quadro , o que dá mais confiabilidade aos resultados encontrados.

Participaram da investigação 70 mulheres entre 18 e 43 anos que enfrentavam a dismenorreia primária, termo médico para as dores menstruais. Elas foram divididas em dois grupos:

• Um seguiu a vida normalmente, recorrendo às medidas analgésicas costumeiras quando sofriam com cólicas e afins.
• O outro realizou quatro semanas de treinamento aeróbico em uma esteira elétrica, três vezes por semana. Depois, foi orientado a manter a rotina em casa. Os exercícios eram realizados a partir do último dia do período menstrual até que ela voltasse – na semana em que isso acontecia, elas não suavam a camisa.

Sete meses depois, as voluntárias foram questionadas sobre as dores que experimentavam durante a menstruação. As que treinaram relataram sentir 20% menos dor em comparação à turma que não mudou sua rotina. Elas também disseram alcançar uma maior qualidade de vida e produtividade – quem vive com cólica sabe como elas atrapalham os afazeres cotidianos.

Por que o exercício ajuda

Embora o trabalho não tenha avaliado esse ponto, muitos mecanismos já conhecidos explicam o potencial analgésico da atividade física. Entre os mencionados pelos próprios autores, há a liberação de opioides endógenos. Estamos falando de substâncias como a endorfina, que possui uma atuação semelhante às de medicamentos contra a dor.

A prática esportiva também estimula a produção, nos próprios músculos, de moléculas que atuam contra a inflamação no organismo. E processos inflamatórios exacerbados são ligados a desconfortos no período menstrual.

Agora, vale mencionar que as participantes dos dois grupos estavam liberadas para tomar analgésicos. E os possíveis comprimidos ingeridos durante o ciclo menstrual não foram analisados pelo trabalho. Sendo assim, não dá para cravar que a melhora ocorreu exclusivamente por causa das caminhadas.

Mas, considerando os célebres benefícios do exercício físico para a saúde como um todo, é válido experimentar essa estratégia contra as cólicas.

Fonte: Saúde/Abril

Marcas femininas, Novalfem, Universo Feminino (Mundo)

Avon Costa Rica – Movimento #NiUnaMenos (#NotOneLess)

A Avon está tentando ser uma marca com um propósito, apoiando e criando campanhas pelos direitos das mulheres.

Na Costa Rica, a maior parte da violência contra as mulheres ocorre durante e depois dos jogos nacionais de futebol . O consumo de álcool e a raiva alimentam uma sociedade já machista, já que o número de denúncias de agressão dispara nesses momentos.

Durante o jogo mais seguido da temporada (“The Classic”, Saprissa x Alajuela), em fevereiro desse ano o filme foi exibido várias vezes. E teve um enorme impacto que foi imediatamente mostrado nas mídias sociais, onde as pessoas usaram a hashtag #NiUnaMenos (#NotOneLess) para elogiar a marca por sua coragem. #NiUnaMenos é um movimento já estabelecido que exige o fim da violência contra as mulheres.

O movimento feminista argentino de quarta onda (#NiUnaMenos), se espalhou por vários países da América Latina, que faz campanha contra a violência de gênero. Em seu site oficial, Ni una menos se define como um “grito coletivo contra a violência machista”.

Fonte: Ads of the World

Novalfem, Universo Feminino (Mundo)

Movimento #AxThePinkTax (Discriminação de gênero nos preços de produtos)

O movimento Ax the Pink Tax surgiu ano passado por um grupo de mulheres que buscavam defender a igualdade de gênero e aumentar a conscientização sobre os preços que os varejistas adicionam aos itens comercializados para as mulheres. 

Aos 30 anos de idade, a mulher em média é cobrada uma taxa extra de US $ 40.000 por causa do imposto (pink tax), que é a quantidade extra de dinheiro que as mulheres são cobradas por produtos e serviços cotidianos. É real e está em toda parte e para agir, o European Wax Center (EWC – Grande cadeia de salões de depilação que oferece serviços de depilação, bem como produtos nas categorias de cuidados com a pele, corpo e sobrancelhas), lançou a segunda fase de sua campanha que teve início em 2018, #AxThePinkTax, para aumentar a conscientização sobre essa discriminação de preços por gênero.

O segundo ano dessa campanha 360 leva os esforços da marca um passo adiante e incentiva as mulheres em todos os lugares a tomarem medidas ativas para reivindicar seu valor. Desde a conscientização até o fornecimento de informações e ferramentas às mulheres para que elas tomem providências, o European Wax Center (Centro Europeu de Cera) está acionando um movimento que torna impossível a negligência do Pink Tax (imposto rosa).

Inclusive de conteúdo social e digital, OOH, eventos ao vivo, um programa de influenciadores, uma central em mais de 700 locais e um novo site dedicado – completo com uma calculadora de aniversário para que mulheres em todos os lugares possam ver o quanto a Pink Tax (imposto rosa), já os custou até hoje – entre outros componentes, a campanha evoca o absurdo do The Pink Tax (imposto rosa) e desmistifica qualquer um que duvide da realidade desse problema ao mostrar discrepâncias de preço que acompanham as mulheres por toda a vida.

Os mesmos produtos vendidos para homens (blue) e mulheres(pink) no varejo, para as mulheres há taxas maiores de impostos, simplesmente por ser para mulheres.

Campanha 2018

Fonte: Ads of the World

Novalfem, Saúde feminina, Universo Feminino (Mundo)

‘O sabonete com um caroço’ – Alerta Câncer de Mama da Lux

Checar seus seios é muito importante e é um dos primeiros passos na criação de conscientização sobre o câncer de mama. Lux, marca de sabonete líder da Índia alerta as mulheres para a importância do exame das mamas com uma ideia simples. O sabonete icônico foi redesenhado com uma diferença. Tinha uma protuberância visível nela.

‘O sabonete com um caroço’ é uma inovação de produto que incentiva as mulheres a examinar seus seios por qualquer anormalidade, enquanto no banho. Afinal, qual o melhor momento para lembrar as mulheres para verificar seus seios quando estão sozinhas e na privacidade de seu banheiro.

“Esta barra de sabonete distinta se dissolve com o tempo, mas o caroço não”. A Unilever e a Wunderman Thompson colaboraram com especialistas técnicos, designers, fabricantes de sabonetes e um oncologista líder em câncer para projetar o primeiro sabonete que usa o toque para ajudar a alertar as mulheres, para estar à procura de sinais de algo irregular.

Anúncio experiencial criado por Wunderman Thompson, Índia para Lux, dentro das categorias: Beleza, Saúde, Interesse Público, ONG.

Fonte: Ads of the World

Antigripais, Benchmark/Antigripais

Theraflu Tracker – Rastreador de gripe

“A melhor maneira de evitar a gripe é prevendo isso”- Assinatura Theraflu

As taxas de gripe no México vêm aumentando a cada ano e em 2018 a doença causou mais de 500 mortes no país. Para prever em qual parte do país o vírus atacaria em seguida, a marca de medicamentos para gripes e resfriados da GSK, a Theraflu, criou um modelo preditivo baseado em múltiplas fontes de dados, o Theraflu Tracker que usou as ferramentas de aprendizado do Google para alavancar oito anos de dados do Instituto Nacional de Epidemiologia do México. Em seguida, analisou quais áreas estavam mais em risco, usando dados de mais de 50 variáveis ​​meteorológicas, como vento, umidade e temperatura nos últimos sete anos. 

Theraflu também analisou as tendências das palavras-chave do Google e localizou a atividade das redes sociais relacionadas aos sintomas da gripe. O algoritmo de aprendizagem profunda usou todos esses dados para prever onde e quando os casos de gripe ocorreriam com até 97% de precisão.

Todos esses dados foram usados ​​para construir um índice, permitindo que a marca personalize as comunicações Theraflu em tempo real, agindo como um aviso para os mexicanos em áreas de alto risco agirem. A marca lançou banners segmentados mostrando o nível de risco de gripe naquela área específica do México, com a mensagem “É hora de combater os sintomas da gripe com o Theraflu” e um botão que permitia às pessoas comprarem o medicamento Theraflu com um único clique.

 Esta não é a primeira vez que vimos uma marca de atendimento médico usar o poder dos dados para rastrear onde resfriados e gripes atacarão em seguida. A Kleenex (Empresa conhecida no ramo de lenços de papel), por exemplo, lançou um rastreador em 2013 e a Vicks lançou anúncios móveis hiperavaliados rastreando a gripe em 2012.

Diferente dessas tentativas, o Theraflu se destaca pelas variadas fontes de dados e poderosos algoritmos que traz resultados mais profundos.

O poder dessas campanhas de previsão da gripe mostra o risco real de contrair o vírus, incentivando as pessoas a tomar medidas imediatas. Nesse caso, ao entrar em contato com pessoas em áreas de alto risco, mostrando-as que podem ficar gripadas, os banners da Theraflu não são apenas alarmistas, mas fornecem uma solução com um caminho fácil para a compra do medicamento em apenas um clique.

Aqui o Theraflu está usando dados pessoais sobre a localização das pessoas para fornecer um serviço. Sim, esse serviço é em benefício da marca porque ajuda a vender seus remédios, mas o Theraflu também está comunicando informações valiosas a pessoas que poderiam ajudar a sua saúde.

Fonte: Contagious

Marcas femininas, Novalfem

Collab Herself + Brigitees

A Herself (Empresa de biquínis e calcinhas menstruais), divulgou nas redes sociais parceria com a empresa Brigitees (Loja online de camisetas estampadas com mensagens que empodera homens e mulheres a partir de frases fortes, divertidas e sinceras).

Segundo a Herself, a marca irá cocriar camisetas e calcinhas menstruais com os símbolos que “queremos vestir na pele: O amor próprio, autoconhecimento e a união feminina. Tudo desenvolvido pelas intervenções da estamparia Brigitees.””

A Herself também comentou em um post do instagram sua primeira estampa: “Amar a si é um ato de (r)evolução.”