
Cerca de 100 milhões de adultos na China são afetados por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um termo genérico para doenças pulmonares caracterizadas por falta de ar. No entanto, menos de 7% das pessoas afetadas são diagnosticadas porque a falta de ar é comumente confundida como parte do processo de envelhecimento.
Para resolver esse problema e incentivar exames, a gigante farmacêutica global GlaxoSmithKline (GSK) trabalhou com a McCann Health Shanghai para criar uma ferramenta WeChat que permitia o autoteste da DPOC por meio de smartphones.
WeChat é a plataforma de mídia social mais popular da China.

A GSK colaborou com um artista chinês popular, Wang Ke Wei, e um dos principais pneumologistas, professor Yang Hu, para projetar imagens digitais de árvores inspiradas na pintura tradicional chinesa com tinta de sopro. As árvores foram projetadas para crescer quando um usuário respira profundamente em seu smartphone.

Os usuários tiveram que abrir a ferramenta Breath of Life no WeChat e selecionar um estilo de árvore, cor da flor, antes de expirar profundamente. A DPOC pode ser diagnosticada pela quantidade de ar soprado em um segundo. A ferramenta fez isso através do microfone de um smartphone que registrou o som da respiração antes de transformá-la em uma onda sonora.

O algoritmo da ferramenta usa a onda sonora para criar a figura de uma árvore. Quanto mais saudáveis os pulmões, maior a árvore e o número de flores. Cada obra de arte recebe uma porcentagem.
Se o resultado for menor que 70%, o usuário recebe uma mensagem dizendo: ‘Seu resultado está baixo. Recomendamos uma visita ao hospital para um check-up da DPOC ‘. A arte criada pode ser compartilhada pelos canais de mídia social com um link para incentivar outras pessoas a fazer o teste de DPOC.

O Breath of Life da GSK ganhou um Grand Prix em Pharma no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions em 2019.
“Breath of Life combina arte chinesa de sopro, visualização criativa de dados e tecnologia móvel em uma ferramenta de diagnóstico irresistivelmente envolvente”, disse Robin Shapiro, TBWA \ WorldHealth, Global e presidente do júri da categoria. “Este é um compromisso de saúde altamente personalizado com impacto humano escalável.”
Resultados / De acordo com a agência, 1000 pessoas clicaram no aplicativo Breath of Life durante o primeiro mês após o lançamento da campanha.
